terça-feira, 23 de dezembro de 2008

AS MINHAS SUGESTÕES DE LEITURAS PARA 2009

Aqui ficam as minhas sugestões de leituras para 2009, dedicadas aos companheiros de lutas gastronómicas. Desejo ainda a todos muitos e bons jantares mensais no próximo ano. Lembro que o de Janeiro já tem organizador: O nosso Toni.

António Abreu:
O camarada Toni está (quase) sempre presente e organizou um dos mais memoráveis jantares de 2008, nas suas “caves”. Pena que o espaço apenas possa acolher mais um repasto – o de Janeiro. “IMPERDOÁVEL” (Patricia MacDonald).
Que os turistas continuem a comprar o seu artesanato em 2009. “ANTES QUE O GALO CANTE” (C. Pavese).

António Oliveira:
O companheiro Tonisca vai aparecendo nos jantares, sempre com grande estilo e dividido entre as actividades docente e de seguros. Uma boa leitura do “PROJECTO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES, versão simplex 27” (Ministério da Educação).
Caso se chateie com a prosa, desejo-lhe para 2009 uma forte expansão internacional da sua actividade de agente de seguros. “O NOSSO AGENTE EM HAVANA” (Graham Greene).

Armando Carvalho:
O homem da Herbalife anda sempre muito ocupado e irritantemente saudável. Para engordar um bocadinho e ficar com um peso semelhante ao dos seus companheiros de luta, proponho “EM PORTUGAL NÃO SE COME MAL” (Miguel Esteves Cardoso).
Desejos de um 2009 cheio de batidos e comprimidos. “O GRANDE GATSBY” (F. Scott Fitzgerald).

Fernando Bugalho:
É um dos poucos recordistas nas presenças nos nossos jantares. “GUINESS BOOK OF RECORDS”.
Na impossibilidade de lhe oferecer uma Suzuki amarela, desejos de que as contas batam sempre certas em 2009. “JOÃO RENDEIRO: TESTEMUNHO DE UM BANQUEIRO”.

Fernando Carreira:
Este camarada… tem dias! Tão depressa vai aos jantares, como regista longas ausências. Parece que Alcochete é longe demais. “ARQUIPÉLAGO GULAG” (Soljenitsine).
Como gosta da “festa brava” desculpa-se. “FIESTA” (Ernest Hemingway).

Fernando Pinto:
Às vezes balda-se aos jantares. Parece que vai muitas vezes a Paris. Ficaríamos preocupados se viajasse para Kabul ou Bagdad. Boas viagens para 2009. “ESPERO POR TI EM PARIS” (Diana Mendonça).
Faz questão de ser sempre o último a chegar aos jantares, conseguindo mesmo bater por uns minutos o Rui Montez. “O ÚLTIMO PAPA” (Luís Miguel Rocha).

Francisco Luz:
Definitivamente, este nosso amigo Chiquinho anda arredado das lides gastronómicas. Não há quem lhe ponha a vista em cima. “O HOMEM INVISÍVEL” (Ralph Ellison).
Um dia vais-te arrepender das ausências. “ATÉ AMANHÃ CAMARADAS” (Manuel Tiago).

João Hampton:
Encontrar o Johnny é… “UMA AGULHA NO PALHEIRO” (J. D. Salinger).
E nem sequer responde aos mails. “GUIA PRÁTICO DO CORREIO ELECTRÓNICO” (Libório Manuel Silva).

Joaquim Teixeira Rocha:
O Quincas também é assíduo e até já organizou… um jantar! E cometeu a proeza de faltar! “UMA VEZ NA VIDA” (Danielle Steel).
Como é um gajo fixe, desejos de um 2009 com tribunais mais céleres. “O PROCESSO” (Franz Kafka).

José Angeja:
O último jantar em que esteve presente foi… em Fevereiro. Talvez, quem sabe, um dia ele organize um repasto nos orientes. Mas não será fácil… “A MURALHA DA CHINA” (Max Frisch).
Pelo menos, sabemos que o aeroporto de Macau está em boas mãos. “ASSALTO AO AEROPORTO” (Walter Wager).

Manuel Fiúza:
Outro amigo por vezes ausente dos jantares. Diz que é por causa do trabalho… “APRENDA A VIVER SEM STRESS” (José Micard Teixeira).
Quando comparece é uma boa companhia, mas estraga tudo por ser “lagarto”. “O VOO DA ÁGUIA” (Ken Follet).

Manuel Silva:
Desaparece em combate com grande frequência. “ONDE ESTÁ WALLY” (Martin Handford). Entre um jantar da malta e uma derrota da nossa Selecção, prefere – que escândalo – o pessoal da bola. “O BOSQUE DAS ILUSÕES PERDIDAS” (Alain Fournier).

Miguel Fernandes:
Trata-se de uma “aquisição” recente e bem-vinda. “O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO” (Aldous Husley).
O problema é que também anda a falhar os jantares. Junta-te mais umas vezes à tribo satânica em 2009. Temos sempre lugar para ti. “O ADVOGADO DO DIABO” (Morris West).

Miguel Sancho:
Já nem me lembro do último jantar em que esteve presente. Está a falhar de uma forma escandalosa. “SEM PERDÃO” (Ruth Rendell).
A crer nas suas justificações, anda sempre a voar, sabe-se lá por onde… Acreditamos? “O ESTRANGEIRO” (Albert Camus).

Rui Andrade:
O Bolinhas também prima pela assiduidade, mas não gosta de restaurantes para fumadores. “FUMO. DEIXAR DE FUMAR É LIXADO” (Pedro Rolo Duarte).
Desejos de que continue a chatear a malta para os jantares mensais, mantendo-se como organizador “premium”. “O PADRINHO” (Mário Puzo).

Rui Montez:
Um quase totalista nos nossos jantares. Pena que seja bastante retardatário… “DEUS NUNCA CHEGA ATRASADO, NEM CEDO DEMAIS” (Ian Graham).
Mas compensa com os seus dedos de ouro como “tocador de música”.“GOLDFINGER” (Ian Fleming).

Tó Ride:
Lá vai dando um arzinho da sua graça nos jantares, sobretudo quando são em Linda-a-Velha. Porque quando são marcados para o “estrangeiro”, tem sempre alguém na família a fazer anos… “O BODE EXPIATÓRIO” (Raymond Chandler).
Um 2009 cheio de comunicações fixas e, principalmente, móveis. “CHAMADA PARA O MORTO” (John Le Carré).

Tó Vasconcelos:
Um jovem sempre presente nos jantares. Por isso, os desejos de que venda muitos bólides em 2009. “PELA ESTRADA FORA” (Jack Kerouac).
Tem um “handicap”: é muito novo! “JUVENTUDE INQUIETA” (S. E. Hinton).

Zé Vasconcelos:
Este rapaz anda a baldar-se indecentemente aos jantares. Podes vir, estás perdoado! “POR QUEM OS SINOS DOBRAM” (Ernest Hemingway).
E, quando aparece, desatina com a escolha dos vinhos. “AS VINHAS DA IRA” (John Steinbeck).

Zeferino:
Prometia muito, mas falhou demasiado. Só compareceu a um jantar… “O PAGADOR DE PROMESSAS” (Dias Gomes).
O que lhe vale é a veia literária erótica “non-sense”.“ANTOLOGIA DA POESIA PORTUGUESA ERÓTICA E SATÍRICA” (Natália Correia)

8 comentários:

RJAM disse...

Boa Manel, continuas em forma. Já tinhamos saudades de uma mensagem tua maior (não é que o tamanho conte) e mais personalizada. Aproveito para desejar a todos os LA Velha Bloguistas um Feliz Natal e para o ano cá estaremos cada vez com assuntos mais interessantes (mesmo que sejam da treta) e muitas visitas ao Blog. Nota: Claudinha Docinho regressa, que estás perdoada...

MANUEL JESUS disse...

Sim, Cláudia Docinho, volta, vá lá, e põe aqui uma foto tua (numa praia do Brasil de preferência...)

Anónimo disse...

Manel Vitela mas que grande inspiração estás um verdadeiro erudito. Mas olha lá em Cabo Verde só havia homens??
Bjs para todos os amigos e um excelente ano Novo com muitos passeios e fetas e sei lá....
Cris

Anónimo disse...

Novo comentário: não sou anonima voltei a aparecer passados uns anitos mas não me dou muito bem com a informática por isso vou tentar de novo Manel Vitela estás em grande mesmo na boa. Bjs Cris

MANUEL JESUS disse...

CRISTINA: Manuel Vitela o cacete! Se fosses um gajo levavas nas trombas. Mas estás desculpada, desde que não repitas a gracinha...
Afinal qual das Cristinas é que tu és?
Pois é, o pessoal do mergulho é sexista! Menina não entra.
Um bom ano também para ti.

Anónimo disse...

Manel a tratar-te assim quem tu achas que pode ser? É muito dificil perderes os nomes de infancia e assim já chegas lá? Tens ideia duma aventura num 2 cavalos verde alface que avariou a meio do caminho?
Bjs Já sabes quem é a Cristina?

Anónimo disse...

Manel o RJAM é o Montez?

MANUEL JESUS disse...

Cristina: Sim, o RJAM é o Montez.
Olha que essa aventura com o 2 cavalos verde alface deve ter sido fantástica, mas a idade não perdoa e não me consigo lembrar...
Envia mais pormenores para manuel.jesus@deepstep.pt
Com mais um ou outro detalhe talvez lá chegue...
Bjs