segunda-feira, 12 de maio de 2008

"CRIME EM LINDA-A-VELHA CITY" - CAPÍTULO 17

CAPÍTULO 17
A RESISTÊNCIA PANAMENSE

Yahoo! Que style! É fantástico quando alguém lê tantos .txt. Muito downlouvável, mas tambem muito hard drive. Calma, release e send again. Já mandei ;-) e depois acenei :-* "Alô!?", foi o que apareceu, "o que é que estás a scannar?" ".eu!? Um bit. Show a toolbar! Deixa-me clicar-te aí, minha krida". Redirect: "mas o K é K queres, micro_soft? Anda é mais é forward, parvalhão de Mega!" (:-( Cascade! Qu@l é a fonte que estás a usar? Detect, exe, compact mailboxes, cancel *.* netscape e disconnect.
Umberto Eco

Linda-a-Velha City. Local secreto. Mansão algures em Atlantic Bel Air. Final da tarde. Um grupo de ilustres e impolutos cidadãos está reunido à volta de uma mesa redonda.
Chegaram isolados, usando um confidencial sistema de senha e contra-senha, para evitar intrusos.
- Quem é?
- Sou eu!
Na mesa, em frente de cada um deles, um dossier de capa vermelha, um copo meio-cheio ou meio-vazio (as opiniões dividem-se) de Balvenie (queriam Jameson, não era? Tarados!), um prato com amendoins, uma caixa com comprimidos Herbalife e um telemóvel com perfil configurado para “reunião”.
- Confrades – diz aquele que parece ser o líder do grupo, embora não haja certezas porque a mesa não tem cabeceira e os outros não lhe ligam nenhuma – temos pela frente o desafio mais difícil das nossas vidas, mais até do que a escolha de músicas para as festas de garagem.
- Nãaaaaooooo!!! – grita o DJ Slow Down.
- Sim. Os espanhóis vêm aí!
- Mas ainda falta muito tempo para a Páscoa – diz outro confrade.
- Prepara-se uma invasão muito mais perigosa do que essa – alerta o eventual líder – Abram os dossiers que estão à vossa frente.
- Operação Badajoz? – exclamam surpreendidos os confrades.
Meia hora depois, fecham os grossos dossiers com um sonoro “pum” e fitam-se uns aos outros, estarrecidos.
- Isto exige medidas urgentes – afirma um.
- Acho que impõe é medidas prementes – diz outro.
- Na minha modesta opinião, precisamos é de medidas inadiáveis.
- Lá estão vocês a desconversar. O que precisamos é de uma musiquinha ambiente – diz um dos confrades, que é desnecessário nomear…
- “Show me the way” do Peter Frampton – propõe um.
- “Hotel Califórnia” dos Eagles – sugere um segundo confrade.
- “Slow motion” dos Supertramp – diz outro.
- “I got you” dos Backstreet Boys – indica alguém.
- Não é preciso descer o nível – diz aquela pessoa que toda a gente sabe quem é – vai ser “Starway to heaven” dos Led Zeppelin.
- A nossa sociedade secreta vai ter de fazer um upgrade do sistema organizacional. As novas circunstâncias assim o exigem. Como afirmou Ortega y Gasset, “o homem é o homem e as suas circunstâncias” – disse um confrade.
- Começamos mal – protestou um confrade – deve já aqui ficar decidido que não se citam mais espanhóis nas nossas reuniões.
- OK, pá, agarra lá uma calma. Como estava a dizer, precisamos de uma nova designação jurídica.
- Eu voto em “Capitães de Abril”.
- Eu prefiro “Generais de Abril”
- Generais só quando ganharmos a revolução, porra. Não comecemos já com a mania das grandezas.
- Honoráveis Capitães de Abril.
- Soa bem, carago.
- Mas se estamos em Maio, porque somos de Abril?
- OK, Honoráveis Capitães de Maio.
- Desculpem lá, mas no Verão os dias ficam maiores, no Verão as roupas ficam menores, no Verão o calor bate recordes, e os corpos libertam seus suores, eu gosto é do Verão, eu gosto é do Verão, eu gosto é do Verão.
- Fúria do Açúcar?
- Esse nome é foleiro! Não dá!
- Eu também gosto do Verão, fica Capitães de Agosto.
- E eu gosto das roupas que ficam menores no Verão.
- Honoráveis Capitães de Agosto.
A discussão prolonga-se por algumas horas. A decisão é quase tão difícil como escolher o restaurante para o jantar mensal e o respectivo organizador, desde que o Bolinhas se baldou à tarefa.
Mas os confrades chegaram a uma conclusão:
- Fica então decidido que somos os Mui Ilustres e Honoráveis Capitães do Solstício de Verão.
- Mas isso é um nome muito comprido. É pouco prático quando nos interpelamos. Por exemplo: o que é que O Mui Ilustre e Honorável Capitão do Solstício de Verão quer dizer com essa merda?
- Pois é, isso não dá muito jeito nas discussões.
- Então a organização passa a chamar-se Mui Ilustres e Honoráveis Capitães do Solstício de Verão e a fórmula de tratamento passa a ser “Oh meu honorável capitão”. Vamos votar?
Um a um, todos os confrades carregam no botão “Sim” do equipamento de televoto. É a primeira votação unânime da história do grupo.
Nenhum pressiona os 9 botões alternativos, que costumam ser usados maioritariamente: “Não”, “Talvez”, “Sei lá, c…”, “o gajo que propôs isso é rabeta”, “Não respondo”, “Quero lá saber dessa merda”, “Vão todos para os tomates”, “Prefiro uma musiquinha” e “Só se puder fumar”.
Alguns honoráveis capitães questionam a veracidade do dossier “Operação Badajoz”.
Por um lado, acham que só um tonto com falta de imaginação é que dava esse nome a uma invasão. Por outro, não se acredita que o JC esteja à altura da missão.
Outros mencionam a possibilidade de nem sequer existir a Killing Quickly, Inc. e, sobretudo, há quem ponha em causa a credibilidade da fonte.
Aquele que parece ser o líder esclarece então que a sociedade secreta tem um elemento infiltrado na Killing Quickly, Inc. Um rapaz íntegro, alto, louro, sempre bem bronzeado e que passa a vida a viajar num cockpit.
- Ah, é o Miguel Sancho! – exclamam todos em coro (como é que os gajos adivinharam? Estes rapazes são mesmo muito inteligentes!).
Antes de a reunião ser dada por encerrada, os confrades discutem as vestes a usar nas suas actividades.
Em cima da mesa estão duas propostas, ambas sugeridas pelo recente visionamento do filme “O Diabo veste Prada”, o único contacto que os confrades alguma vez tiveram com o mundo da moda, com excepção de um, que lê muitas revistas do género.
Prada é uma das propostas, evidentemente porque está no título.
Valentino é a segunda, porque o pessoal gostou da sua participação no filme.
A opção Prada viria a perder, depois do confrade que costuma ler revistas de moda informar que aquela casa só cria roupa de mulher.
- Oh meus honoráveis capitães, nem pensem nisso! Eu sou muito macho!
Todos concordam que também são muito machos e, assim, é seleccionado Valentino.
Após um breve telefonema para o costureiro, este enviou por e-mail uma curta memória descritiva:
“Túnica de cor fúcsia, em seda, bordada com a designação “I’m a real honourable captain”, uma peça delicada para pessoas delicadas, apresenta um excelente brilho natural, suave e macio ao tacto. O ideal para reuniões secretas. Made by Valentino.”
Só um dos confrades hesitou.
- Algum dos meus honoráveis capitães sabe que raio de cor é o fúcsia?
- Oh meu honorável capitão, importa-se de não complicar? – acusa o confrade do lado.
- Fique o meu honorável capitão a saber que o fúcsia é parecido com o bordeaux – explica aquele que costuma ler revistas de moda.
A reunião termina com um honorável capitão a propor que “Starway to heaven” dos Led Zeppelin se torne no hino da sociedade secreta.
- Mas porquê oh meu honorável capitão?
- Primeiro, porque a letra desta canção é um hino satânico que, lida de trás para a frente, envia mensagens ao diabo. Segundo, porque a banda estava sob o efeito de drogas quando fez a canção. Terceiro, porque eu é que percebo de música.
Considerando muito interessante e adequada a explicação, sobretudo a cena de estarem ganzados, a proposta foi aprovada por unanimidade.
(Os gajos estão f… com o fúcsia. Querem saber porquê? Façam o favor de ir ao google).
(E o Montez tem aqui um belo portfólio de músicas, para todos os gostos, para maior liberdade de escolha…).
TO BE CONTINUED…

3 comentários:

Anónimo disse...

OH MANEL!!!!Desculpa lá...mas não acha que isso de confrades com tunica de seda fuschia desenhada pelo Valentino vai depor contra o grande e, honorável e mui mas mui macho grupo dos jovens lindavelhensses????
Que isso de revista de moda????
jinho

RJAM disse...

Hoje levantei-me cedo pois tenho muito trabalho pela frente, graças ao Manel que menciona "n" musicas no seu novo capitulo, que eu tenho que procurar no "You Tube".
Felizmente que o hino da confraria já se encontra neste blogue (vão procurar, se quiserem)...

MANUEL JESUS disse...

ANÓNIMA AFLITA E CONFUSA: Não te estiques rapariga, que são só táticas para baralhar o inimigo...

RJAM: Como eu te conheço bem! Apostei com os meus botões que irias mesmo escolher essas 2 belas músicas...