quinta-feira, 29 de maio de 2008

Um bocadinho de história e cultura






Já que aqui o blog já estava a descambar só para as gajs boas, mamas, cromos, etc., temos hoje um pouco de cultura Linda-a-Velhense. Aposto que poucos de vocês conheciam as origens cá da nossa terra. Pois aprendam, que eu (que não Linda-a-Velha) não vou durar para sempre.


4 comentários:

RJAM disse...

Muito bem Sr. Bugalho, é só cultura. É sempre bom saber as nossas origens. Agora que fiquei a saber que "Linda-a-Velha" se chamava "Ninha a Velha" proponho que se mude o nome do Blog para "NA VELHA" (eheh, estou a brincar).

Anónimo disse...

Oh CROMO, que é isto?

A Malta quer é GAJAS e boas MAMAS. Cultura???? Isso é para exilados intelectuais

Anónimo disse...

Nem sei o que dizer!!!è espetacular conhecer assim a origem dos lugares...dos nomes e da vida social...
Adorei saber da origem do chafariz e que pena eu tenho deste ter sido retirado sem amiores explicações...desde a muito tempo é que os "lindavelhensses " são muito limpinhos!!!!!
jinhos

MANUEL JESUS disse...

Grande ideia oh Bugalho. Blog que se preze tem de ter uma secção cultural e ainda nos vamos bater a um subsídio da câmara municipal de Oeiras.
Só fiquei chateado por saber que esta grande cidade apenas ocupa 5,1% do concelho. Tá mal! O que vale é que compensa em massa cinzenta, que deve representar 99,9% do total do município.
Ai a Quinta dos Aciprestes... muitos passeios dei eu por lá a fugir ao caseiro...
É com imensa mágoa que registo a perda do carácter pitoresco do século XVIII e do papel de fornecedor de frutas, legumes e animais de criação à região. Será que se criava leitões?
Fosse hoje, com este magnífico blog de intervenção, e nunca o chafariz teria sido demolido. Convocávamos uma manif, acorrentávamo-nos ao chafariz e dali ninguém nos tirava nem com buldozzers.
Só uma última nota: como sabemos, a Cruz Quebrada já não existe e Linda-a-Velha estende-se até ao rio Tejo (perdão, oceano Atlântico, que os rios, mesmo dos grandes, são só para vilas e aldeias).